domingo, 11 de setembro de 2011

PROJETO: A GRANDE FAMÍLIA

ESTE É UM PROJETO QUE ESTOU DESENVOLVENDO COM MINHA TURMA DE INFANTIL IV.




Projeto de Educação Ambiental




“A Grande Familia!”



Professora Alice Aparecida de Souza Colli






 Agosto 2011
Projeto de educação ambiental:
“A Grande Família”
Tempo previsto 2° semestre 2011

Justificativa:

Este Projeto visa compartilhar a responsabilidade pelo presente e pelo futuro bem estar da família humana e de todo mundo dos seres vivos.
O Corpo envolve, influência e participar de todos os eixos de construção do conhecimento infantil (identidade e autonomia, artes visuais, Linguagem oral e escrita, natureza e sociedade, matemática, musica e movimento). Possibilitando a criança o estabelecimento de relações dos conhecimentos que ela já possui em sua vida com a de outros seres vivos.

Objetivos específicos:

·                    Reconhecer que suas ações e atitudes estão interligadas e refletem no bem estar da família humana e de todos os seres vivos.
·                    Identificar-se como produtor de cultura e agente transformador de hábitos e atitudes através do respeito e ação correta promovendo uma cultura de paz.
·                    Sensibilizar para os problemas ambientais existentes na sua comunidade buscando soluções; ampliando seus conhecimentos e relacionando-os com o mundo que o rodeia.
·                    Observar, interpretar e ler imagens que tragam ou seu contexto a problemática ambiental.

Cardápio de Aprendizagem:

·                    Rodas de conversa
·                    Valorização de vínculos familiares e de amizades
·                    Pesquisas
·                    Entrevistas
·                    Palestras
·                    Saídas de Campo
·                    Leituras diversas
·                    Lendas
·                    Histórias
·                    Culinária
·                    Alimentação Saudável
·                    Desperdício de alimento
·                    DVD e CDs
·                    Fantoche
·                    Engenhocas
·                    Flora e Fauna
·                    Interação entre salas
·                    Cantigas de roda
·                    Brinquedo cantado
·                    Jogos cooperativos
·                    Harmonização e relacionamento
·                    Imagens real/ideal
·                    Fotos
·                    Direitos e deveres da criança
·                    Mobilidade segura
·                    Plantio de ervas
·                    Exposição de trabalhos
·                    Visitas à biblioteca
·                    Poesia
·                    Parlendas
·                    Cantigas
·                    Adivinhas
·                    Releitura de obras de arte
·                    Dobraduras
·                    Faz de conta
·                    Imitação
·                    Jogos diversos
·                    Hora do laboratório

Metodologia:

Serão seguidas as orientações do R.C.N.E.I. e a temática da carta da terra para crianças.
Sendo descritas em semanário e entregue a coordenadora para vistar e orientar.

Avaliação:

Será realizada durante o processo de mudanças de atitudes ocorrendo durante o percurso como ferramenta para rever a pratica pedagógica; como também será avaliada a participação dos envolvidos (pais, comunidades em geral e todos que de uma forma ou outra estejam coparticipando da efetivação deste sendo realizado continuamente através de registros e fotos).

Referências Bibliográficas:

Brasil, Ministério da educação e do desporto: Referencial curricular da educação infantil – 1998
Carta da Terra para crianças
www.naia_rs.org.br
forunzinho@ig.com.br
E.CA – Estatuto da criança e do adolescente.







Nenhum comentário:

Postar um comentário