Projeto de Educação Ambiental
“A Grande Familia!”
Professora Alice Aparecida de Souza Colli
Agosto 2011
Projeto de educação ambiental:
“A Grande Família”
Tempo previsto 2° semestre 2011
Justificativa:
Este Projeto visa compartilhar a responsabilidade pelo presente e pelo futuro bem estar da família humana e de todo mundo dos seres vivos.
O Corpo envolve, influência e participar de todos os eixos de construção do conhecimento infantil (identidade e autonomia, artes visuais, Linguagem oral e escrita, natureza e sociedade, matemática, musica e movimento). Possibilitando a criança o estabelecimento de relações dos conhecimentos que ela já possui em sua vida com a de outros seres vivos.
Objetivos específicos:
· Reconhecer que suas ações e atitudes estão interligadas e refletem no bem estar da família humana e de todos os seres vivos.
· Identificar-se como produtor de cultura e agente transformador de hábitos e atitudes através do respeito e ação correta promovendo uma cultura de paz.
· Sensibilizar para os problemas ambientais existentes na sua comunidade buscando soluções; ampliando seus conhecimentos e relacionando-os com o mundo que o rodeia.
· Observar, interpretar e ler imagens que tragam ou seu contexto a problemática ambiental.
Cardápio de Aprendizagem:
· Rodas de conversa
· Valorização de vínculos familiares e de amizades
· Pesquisas
· Entrevistas
· Palestras
· Saídas de Campo
· Leituras diversas
· Lendas
· Histórias
· Culinária
· Alimentação Saudável
· Desperdício de alimento
· DVD e CDs
· Fantoche
· Engenhocas
· Flora e Fauna
· Interação entre salas
· Cantigas de roda
· Brinquedo cantado
· Jogos cooperativos
· Harmonização e relacionamento
· Imagens real/ideal
· Fotos
· Direitos e deveres da criança
· Mobilidade segura
· Plantio de ervas
· Exposição de trabalhos
· Visitas à biblioteca
· Poesia
· Parlendas
· Cantigas
· Adivinhas
· Releitura de obras de arte
· Dobraduras
· Faz de conta
· Imitação
· Jogos diversos
· Hora do laboratório
Metodologia:
Serão seguidas as orientações do R.C.N.E.I. e a temática da carta da terra para crianças.
Sendo descritas em semanário e entregue a coordenadora para vistar e orientar.
Avaliação:
Será realizada durante o processo de mudanças de atitudes ocorrendo durante o percurso como ferramenta para rever a pratica pedagógica; como também será avaliada a participação dos envolvidos (pais, comunidades em geral e todos que de uma forma ou outra estejam coparticipando da efetivação deste sendo realizado continuamente através de registros e fotos).
Referências Bibliográficas:
Brasil, Ministério da educação e do desporto: Referencial curricular da educação infantil – 1998
Carta da Terra para crianças
www.naia_rs.org.br
forunzinho@ig.com.br
E.CA – Estatuto da criança e do adolescente.
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