segunda-feira, 27 de junho de 2011

Educação infantil - Os sete eixos de aprendizagem.

Eixo:Identidade e autonomia
"O estabelecimento de um clima de segurança, confiança, afetividade, incentivo, elogios e limites colocados de forma sincera, clara e afetiva dão o tom de qualidade da interação entre adultos e crianças. O professor, consciente de que o vínculo é, para a criança, fonte contínua de significações, reconhece e valoriza a relação interpessoal."
pag 49 R.C.N.E.I
Eixo: Movimento
"A organização dos conteúdos para o trabalho com este eixo deverá respeitar as diferentes capacidades das crianças em cada faixa etária, bem como as diversas culturas corporais presentes nas muitas regiões do país."
pag 29 R.C.N.E.I
Eixo:Música
"A linguagem musical é excelente meio para o desenvolvimento da expressão, do equilibrio, da auto estima e autoconhecimento, além de poderoso meio de integração social."
pag 49 R.C.N.E.I.
Eixo:Artes Visuais
"A arte da criança desde cedo sofre influência da cultura, seja por meio de materiais e suportes com que faz seus trabahos, seja pelas imagens e atos de produção artística que observa na TV, em revistas, em gibis, rótulos, estampas, obras de arte, trabalhos artisticos de outras crianças etc."

 pag 88 R.C.N.E.I
Eixo:Linguagem Oral e Escrita
""Para aprender a ler e a escrever, a criança precisa construir um conhecimento de natureza conceitual: precisa compreender não só o que a escrita representa, mas também de que forma ela representa, graficamente a linguagem. Isso significa que a alfabetização não é o desenvolvimento de capacidades relacionadas á percepção, memorização e treino de um conjunto de habilidades relacionadas sensório-motoras. È antes, um processo no qual as crianças precisam resolver problemas de natureza lógica até chegarem a compreender de que forma a escrita alfabética em português representa a linguagem, e assim poderem escrever e ler por si mesmas."
pág 122 R.C.N.E.I.
Eixo:Natureza e Sociedade
"Propõe-se que os conteúdos sejam trabalhados junto ás crianças, prioritariamente, na forma de projetos que integrem diversas dimensões do mundo social e natural, em função da diversidade de escolhas possibilitada por este eixo de trabalho."
pag 177 R.C.N.E.I.
Eixo: Matemática
"Diversas ações intervêm na construção dos conhecimentos matemáticos, como recitar a seu modo a sequencia numérica, fazer comparações entre quantidades e entre notações numéricas e localizar-se espacialmente. Essas ações ocorrem fundamentalmente no convivio social e no contato com histórias, contos, músicas, jogos, brincadeiras etc."
pag 213 R.C.N.E.I.

Nenhum comentário:

Postar um comentário