segunda-feira, 12 de setembro de 2011

PAZ!


 

FIZEMOS A RELEITURA DA TELA

UTILIZANDO SULFITE COLORIDO AZUL COMO FUNDO; PINTAMOS A POMBA COM GUACHE BRANCO.

FOI MUITO BOM CONHECER UM POUQUIMO DA VIDA DESSE ESPANHOL QUE TEM UM NOME BEM GRANDE:
Pablo Diego José Francisco de Paula Juan Nepomuceno María de los Remedios Cipriano de la Santísima Trinidad Ruiz y Picasso, ou simplesmente Pablo Picasso (Málaga, 25 de outubro de 1881Mougins, 8 de abril de 1973), foi um pintor, escultor e desenhista , tendo também desenvolvido a poesia.
Foi reconhecidamente um dos mestres da arte do século XX. É considerado um dos artistas mais famosos e versáteis de todo o mundo, tendo criado milhares de trabalhos, não somente pinturas, mas também esculturas e cerâmica, usando, enfim, todos os tipos de materiais. Ele também é conhecido como sendo o co-fundador do Cubismo, junto com Georges Braque.

Como surgiu a pomba da paz?

Duas histórias narradas na Bíblia estão relacionadas à origem da ligação dessa ave com a paz. A primeira pode ser lida na passagem relativa ao dilúvio universal. De acordo com o livro sagrado, após a grande cheia enviada por Deus para varrer a maldade do planeta, Noé ordenou que uma pomba deixasse a arca e tentasse descobrir se as águas haviam baixado. Depois de um tempo, o pássaro voltou trazendo um ramo de oliveira no bico, num claro sinal de que havia encontrado árvores e que a arca poderia atracar em terra firme. “Em um sentido simbólico, a ave anunciou que o perigo sumira e a paz poderia reinar sobre a Terra”, afirma a terapeuta holística Rosana Ortiz, coordenadora do ‘Grupo Semeadores de Paz’, de São José dos Campos, em São Paulo. O outro relato, no Novo Testamento, aparece no batismo de Jesus, quando o Espírito Santo apareceu em forma de pomba. Essas duas histórias bíblicas conferiram ao pássaro a imagem de mansidão, ternura e paz. “O branco, por sua vez, representa a iluminação e é um símbolo da pureza”, diz Rosana. O símbolo ganhou força no século 20 por causa das várias guerras que afligiram a humanidade. No início dos anos 60, o pintor espanhol Pablo Picasso eternizou a pomba como símbolo da paz em uma série de gravuras que se tornaram famosas mundialmente. Outros artistas também ajudaram a popularizar o ícone, que foi utilizado em manifestos e até mesmo tratados internacionais de paz.

Um comentário: