sábado, 17 de setembro de 2011

Frase


Minha Frase

"Chamamos de ética o conjunto de coisas que as pessoas fazem quando todos estão olhando. O conjunto de coisas que as pessoas fazem quando ninguém está olhando chamamos de caráter." (Oscar Wilde)

A frase a cima remete seu leitor, principalmente, a dois termos bastante utilizados cotidianamente, são eles caráter e ética. Contudo, ambos os conceitos requerem reflexão quando obtidas no contexto proposto por Wilde. Para explicitar melhor a frase que nos serve como epígrafe, tomemos como exemplo a filosofia antiga. Na primeira fase da antiguidade filosófica não se encontrava distinção entre a palavra caráter e a palavra ética, ambos sugeriam a forma como o sujeito se guiava para a construção de suas ações; para discernir atos impulsionados apenas pelo pensamento individual e atos influenciados por motivos externos utilizava-se ética para o primeiro caso e moral para o segundo. Como se sabe, não é desta forma que se dá a continuidade dos pensamentos filosóficos na atualidade. Com as mudanças sociais e estruturais sofridas na forma de organização humana, ao longo da história, a ética construiu-se o inverso do caráter e nela, ao invés do que foi proposto pela filosofia antiga, encontramos um objeto de estudo para a compreensão das normas que servem para "guiar" a conduta humana e "livrá-la" do erro. Tendo em vista a separação entre caráter e ética na contemporaneidade, adotaremos por  caráter a definição de "qualidade que distingue um ser de outro", ou como aquilo que entendemos por caracterização do ser como indivíduo. Tendo em vista ambas as definições, compreender-se-á que para Wilde ética é aquele momento que se age de acordo com as normas que guiam a sociedade, e também para agradar e manter seu status perante está última. E por caráter, o autor demonstra que é este o momento em que nos caracterizamos como ser, por motivos subjetivos e não por fatores externos ao nosso julgamento daquilo que é bom e daquilo que é mal, para mim e para os outros. Nestes termos, podemos concluir que seria papel da educação formar pessoas de caráter, porém, como a escola tem a qualidade de ensinar aquilo que melhor corresponde ao conhecimento sincero e verdadeiro, é hora de passarmos a demonstrar que ética e caráter são inseparáveis e que isto consta desde tempos muito remotos.

atividades educação infantil


ROMERO BRITTO UM GRANDE ARTISTA BRASILEIRO É CONSIDERADO O SENHOR DAS CORES, EM SUAS OBRAS BRINCA E TRANSFORMA EM VIDA E ALEGRIA AS SUAS PINCELADAS. VAMOS PINTAR UMA DE SUAS OBRAS? CAPRICHE NO COLORIDO.

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Frase

"Os individuos, pensam e agem segundo paradigmas inscritos culturalmente neles."
                                                                                                           Edgar Morin


"Cada palavra é segundo sua essência, um poema!"
                                                                   Guimarães Rosa

"Não viva para que sua presença seja notada mas para que sua ausência seja sentida."
                                                                                                                    Bob Marley

"Riobaldo a colheita é comum mas o capinar é sozinho"
                                                                Guimarães Rosa

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

PAZ!


 

FIZEMOS A RELEITURA DA TELA

UTILIZANDO SULFITE COLORIDO AZUL COMO FUNDO; PINTAMOS A POMBA COM GUACHE BRANCO.

FOI MUITO BOM CONHECER UM POUQUIMO DA VIDA DESSE ESPANHOL QUE TEM UM NOME BEM GRANDE:
Pablo Diego José Francisco de Paula Juan Nepomuceno María de los Remedios Cipriano de la Santísima Trinidad Ruiz y Picasso, ou simplesmente Pablo Picasso (Málaga, 25 de outubro de 1881Mougins, 8 de abril de 1973), foi um pintor, escultor e desenhista , tendo também desenvolvido a poesia.
Foi reconhecidamente um dos mestres da arte do século XX. É considerado um dos artistas mais famosos e versáteis de todo o mundo, tendo criado milhares de trabalhos, não somente pinturas, mas também esculturas e cerâmica, usando, enfim, todos os tipos de materiais. Ele também é conhecido como sendo o co-fundador do Cubismo, junto com Georges Braque.

Como surgiu a pomba da paz?

Duas histórias narradas na Bíblia estão relacionadas à origem da ligação dessa ave com a paz. A primeira pode ser lida na passagem relativa ao dilúvio universal. De acordo com o livro sagrado, após a grande cheia enviada por Deus para varrer a maldade do planeta, Noé ordenou que uma pomba deixasse a arca e tentasse descobrir se as águas haviam baixado. Depois de um tempo, o pássaro voltou trazendo um ramo de oliveira no bico, num claro sinal de que havia encontrado árvores e que a arca poderia atracar em terra firme. “Em um sentido simbólico, a ave anunciou que o perigo sumira e a paz poderia reinar sobre a Terra”, afirma a terapeuta holística Rosana Ortiz, coordenadora do ‘Grupo Semeadores de Paz’, de São José dos Campos, em São Paulo. O outro relato, no Novo Testamento, aparece no batismo de Jesus, quando o Espírito Santo apareceu em forma de pomba. Essas duas histórias bíblicas conferiram ao pássaro a imagem de mansidão, ternura e paz. “O branco, por sua vez, representa a iluminação e é um símbolo da pureza”, diz Rosana. O símbolo ganhou força no século 20 por causa das várias guerras que afligiram a humanidade. No início dos anos 60, o pintor espanhol Pablo Picasso eternizou a pomba como símbolo da paz em uma série de gravuras que se tornaram famosas mundialmente. Outros artistas também ajudaram a popularizar o ícone, que foi utilizado em manifestos e até mesmo tratados internacionais de paz.

domingo, 11 de setembro de 2011

PROJETO: A GRANDE FAMÍLIA

ESTE É UM PROJETO QUE ESTOU DESENVOLVENDO COM MINHA TURMA DE INFANTIL IV.




Projeto de Educação Ambiental




“A Grande Familia!”



Professora Alice Aparecida de Souza Colli






 Agosto 2011
Projeto de educação ambiental:
“A Grande Família”
Tempo previsto 2° semestre 2011

Justificativa:

Este Projeto visa compartilhar a responsabilidade pelo presente e pelo futuro bem estar da família humana e de todo mundo dos seres vivos.
O Corpo envolve, influência e participar de todos os eixos de construção do conhecimento infantil (identidade e autonomia, artes visuais, Linguagem oral e escrita, natureza e sociedade, matemática, musica e movimento). Possibilitando a criança o estabelecimento de relações dos conhecimentos que ela já possui em sua vida com a de outros seres vivos.

Objetivos específicos:

·                    Reconhecer que suas ações e atitudes estão interligadas e refletem no bem estar da família humana e de todos os seres vivos.
·                    Identificar-se como produtor de cultura e agente transformador de hábitos e atitudes através do respeito e ação correta promovendo uma cultura de paz.
·                    Sensibilizar para os problemas ambientais existentes na sua comunidade buscando soluções; ampliando seus conhecimentos e relacionando-os com o mundo que o rodeia.
·                    Observar, interpretar e ler imagens que tragam ou seu contexto a problemática ambiental.

Cardápio de Aprendizagem:

·                    Rodas de conversa
·                    Valorização de vínculos familiares e de amizades
·                    Pesquisas
·                    Entrevistas
·                    Palestras
·                    Saídas de Campo
·                    Leituras diversas
·                    Lendas
·                    Histórias
·                    Culinária
·                    Alimentação Saudável
·                    Desperdício de alimento
·                    DVD e CDs
·                    Fantoche
·                    Engenhocas
·                    Flora e Fauna
·                    Interação entre salas
·                    Cantigas de roda
·                    Brinquedo cantado
·                    Jogos cooperativos
·                    Harmonização e relacionamento
·                    Imagens real/ideal
·                    Fotos
·                    Direitos e deveres da criança
·                    Mobilidade segura
·                    Plantio de ervas
·                    Exposição de trabalhos
·                    Visitas à biblioteca
·                    Poesia
·                    Parlendas
·                    Cantigas
·                    Adivinhas
·                    Releitura de obras de arte
·                    Dobraduras
·                    Faz de conta
·                    Imitação
·                    Jogos diversos
·                    Hora do laboratório

Metodologia:

Serão seguidas as orientações do R.C.N.E.I. e a temática da carta da terra para crianças.
Sendo descritas em semanário e entregue a coordenadora para vistar e orientar.

Avaliação:

Será realizada durante o processo de mudanças de atitudes ocorrendo durante o percurso como ferramenta para rever a pratica pedagógica; como também será avaliada a participação dos envolvidos (pais, comunidades em geral e todos que de uma forma ou outra estejam coparticipando da efetivação deste sendo realizado continuamente através de registros e fotos).

Referências Bibliográficas:

Brasil, Ministério da educação e do desporto: Referencial curricular da educação infantil – 1998
Carta da Terra para crianças
www.naia_rs.org.br
forunzinho@ig.com.br
E.CA – Estatuto da criança e do adolescente.